Olá, mundo!

Eu pensei em vários títulos para esta primeira postagem. Mas daí eu olhava a postagem padrão e pensava: essa sempre foi a primeira coisa que programadores faziam seus programas escreverem. Hello World ou Olá Mundo. Acho que cabe muito bem aqui. Então, damas e cavalheiros, este é o início.

Este será um blog de informática e tecnologia como eu sinto saudade. Lembra do antigo Caderno de Informática d’O Globo, com uma das melhores equipes editoriais que já se viu? Entre eles estavam Cora Rónai, B. Piropo e Carlos Alberto Teixeira, o C@T. Tinha outros, mas este era o suprassumo, e eu sinto saudades daquilo. Conversas, observações, tutoriais etc. Eu sinto falta.

Também sinto falta das postagens do Laércio Vasconcelos, Flávio Xandó, Abel Alves, Júlio Preuss, Paulo Couto, Elis Monteiro, José Ramalho e a Bia Kunze, a quem eu tenho o prazer e satisfação de trocar twits sempre. Havia outros, muitos outros, mas essa é a velha guarda, cujos textos sinto saudade.

Sim, teto. Nada de vídeo no YouTube, nada de podcast. texto. Era a era de ouro dos colunistas de informática, que já não existem mais. Chegou a Era dos Blogs, mas estes morreram. Não existe mais nenhum blog de informática/tecnologia. Uma pena. Eu não estou interessado em saber se a Valve faturou gazilhões de dólares ou se a Apple tem saldo em caixa maior que o PIB de muitos países. Cadê a informação básica sobre “como instalo o chromecast” ou “este tal de Roku é pra jacu ou é tão bom quanto o Fire TV Stick?”. Temos zilhões de vídeos monstruosos com meia hora de duração, muitos deles patrocinados, para no fim não dar informação nenhuma.

Como eu sou do tipo, se não tem melhor, deixa que eu faço, resolvi fazer,  em homenagem aos antigos cadernos de informática, do Globo, do Jornal do Brasil e do Estadão (cada um com um nome), eu resolvi batizar este blog assim.

Olhem o subtítulo. Se você não é micreiro ou escovador de bits, talvez este blog seja pra você. Se for um dos dois, talvez esteja cansado de Jovens em suas cadeiras games falando e falando e falando. Mas uma coisa é certa: aqui será escrito para quem não sabe nada. Se você sabe, não venha reclamar de conteúdo “fraco”. Não é pra você que estarei escrevendo. O que estarei escrevendo? Nem mesmo sei. O que eu gostar. Não garanto que será diário (aposto que não será), mas será parte de minha própria experiência de antes, de hoje e do que eu espero para amanhã.

Sim, Olá, Mundo! Não sei se tocarei o projeto por muito tempo. Nem escolhi um domínio. Ele não será necessário. Então, vamos ao trabalho. Bem-vindos, sentem-se, teremos muito a conversar.

6 comentários sobre “Olá, mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s