7 programas que são melhores que os que vêm com o Windows

Sistema Operacional é como café. Você pode achar que o que você usa é o melhor do mundo, mas os outros podem não achar. Funciona assim: se lhe atende, ótimo! Eu já usei Windows desde o 3.11 até o 10. O 11 ainda não porque estou deixando refinarem mais. Sempre uso SO depois de um ou dois anos de lançado. Também já usei Mac e Linux. Usei até Solaris! Cada um teve seus prós e contras (os prós do Mac são mais pela suíte iLife, porque ele mesmo fede). Não, não menciono Chromebook porque aquilo é brinquedo.

O problema do Windows é que seus programas nativos não são muito eficientes, e temos coisas melhores por aí, e gratuitos. Vou listar alguns. Sempre que possível, versão portable, porque portable é vida. Eu avisarei quando for. Basta rodar e ser feliz.

A busca do Windows fede. É um fato. O Everything resolve isso. É maravilhoso. Espartano como eu gosto e eficiente como adoro. Vai encontrar tudo no seu PC. Cuidado para ninguém usá-lo e descobrir o que você anda guardando nas pastas.


O Windows abre nativamente arquivos *.zip, mas não outros, como o *.rar. O 7zip abre tudo que é arquivo compactado. Também compacta arquivos em vários formatos. Você escolhe. Leve e funcional, e você não terá a consciência culpada como acontece quando você usa Winrar e dá balão quando ele estende a canequinha pedindo pra você comprar a licença, mas continua funcionando sem ela.


Vocês não sabem como era na Idade Média da Informática. Era as Trevas. Você baixava vídeos (de domínio público cof cof cof), e cada um tinha sido codificado de uma forma diferente. Tinha que catar os CODEC e ver se rodava aquela tranqueira. Você quase ficava com vontade de comprar o DVD (só quase). O VLC não precisa nada disso. Ele já traz em si os CODECs e toca qualquer coisa. Só falta ler seus arquivos Word. Quem sabe, na próxima versão.


O Windows mostra quanto cada disco está de espaço, mas como saber como as pastas estão em termos de espaço e quais arquivos são mais pesados? O Spacemonger faz isso. É um programa antigo, o que você notará logo pela interface Windows 3.11. Sim, é feio, mas funciona.


Eu particularmente gosto das live tiles do Windows 10. Se você prefere como era até o Windows 7, pode usar o Classic Shell. Ele faz o Menu Windows (antigo, BEM ANTIGAMENTE, Menu Iniciar) assumir a apresentação que você quiser. Altera em alguma coisa? Não, é mais estético, mas se você se sente mais produtivo assim, vai nessa.


Sim, eu uso o Bloco de Notas às vezes. Ele me ajuda com pequenos lembretes. E sim, eu sei das notas adesivas, obrigado. Para quem é programador, ele é bom, mas é péssimo. Por isso, preferem o Notepad++ que é mais turbinado. Não uso porque não preciso.


WinAmp sempre foi o número 1 entre os players de áudio. Sim, eu sei. Você virá com aquele serviço podre chamado Spotify, que toca sertanejo universitário do nada no meio da sua playlist de heavy metal. MP3 nunca te abandonam. Usuários do Spotify correm o risco de seu artista preferido ter ataque de pelanca e tirar as músicas do serviço

6 comentários sobre “7 programas que são melhores que os que vêm com o Windows

  1. Elise

    Eu uso o Everything no computador do trampo quando me conecto. É mágico. O 7zip é ótimo, Winrar de ** é ****. VLC é meu programa de vídeo padrão, assim como o Winamp é meu programa de áudio padrão. Aliás, vielen Dank pelo link portable, tô usando a merda do Windows Player (ou sei lá como chama aquela merda) porque não dá pra instalar nada no PC do trampo. Eu ainda tenho trauma de ter que baixar pacote de codec pra fazer o WMP (lembrei) funcionar direito e no fim a gente usava o Media Player Classic pra rodar tudo porque vinha no pacote.

    Curtir

  2. Koldobika

    Outro programa que é melhor que o que já vem no Windows: Defraggler.
    E eu já gostava muito do 7Zip. Depois que descobriram uma falha segurança que já perdurava por 19 anos no WinRAR, passou a ser meu compressor padrão.

    Curtir

  3. ademirdfilho

    eu usava muito o Everything, mas quando instalei o onedrive, não conseguia fazer as buscas direito, o Everything não indexava a pasta do onedrive, daí desinstalei.
    testei agora com esse portable e voltou a funcionar, obrigado.
    agora não sei se é por ser portable ou uma versão atualizada.

    Curtir

  4. ademirdfilho

    Queria indicar o mobility print
    https://www.papercut.com/products/free-software/mobility-print/
    desde do fim do ano passado que as atualizações do Windows tão zuando com as impressoras ligadas em rede, pelo que vi era geral e não consegui resolver de forma satisfatória.
    No desespero tentei habilitar o google cloud print, mas daí descobri que foi desativado, ora que surpresa.
    Acabei encontrando o mobility print que funciona de forma até que razoável e é de grátis.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s