De Windows 11 a Vista

Eu usei todos os Windows desde o 3.11. Muitos demonizam o Windows Vista, mas o motivo que alegam é errado. Ele não era um Sistema Operacional tão lixo assim (o ME e). O problema foi ele ter sido vendido como sendo capaz de rodar em qualquer torradeira. Eu tinha um PC muito bom na época e não senti problemas, mas eu não sou todo mundo, como dizia a minha mãe.

A Microsoft não cometeu o mesmo erro. Na feitura do Windows 7, várias distribuições alfa (alfa é para teste interno. Beta para teste de pessoas comuns) vazaram pela Internet a rodo. Pessoal começou a escarafunchar e encontrar os problemas e maneiras de como consertar. Alguns podem achar que a MS não teve nada a ver com os vazamentos, mas eu não sou crédulo assim. De qualquer forma, o Windows 7 saiu um SO bem azeitado em sua versão final.

Foi lançado o Windows 8, um SO pensado em ser usado como um tablet, mas era uma ideia idiota embora rodasse bem a contento. O problema não era de desempenho, era de usabilidade. Eu poderia detalhar mais sobre a remoção do menu Windows, mas não será hoje, já que o assunto é outro.

Chegou o Windows 10, outro SO bem azeitado, com várias versões sucessivas dentro do mesmo SO. Seriam patches? Services Packs? Bem, o que importa é que tanto a versão 21H1 e 21H2 só deixaram o sistema melhor e mais seguro, ainda rodando tranquilamente não necessitando um hardware caprichado, apesar de atualmente um SSD ser altamente recomendável.

Foi lançado o Windows 11 e o que eu vi foi… nada. A todo mundo que eu perguntei o que tinha de diferente, ninguém soube dizer. A parte gráfica, ok, mudou bastante, tentando copiar o dock do MacOS, que sempre achei uma bosta, mas pode-se deixá-lo do jeito que sempre foi: simples e funcional.

Os números do Windows 11 não são impressionantes. Menos de 20% das máquinas tem ele instalado. Já a versão 21H2 teve um crescimento que lhe deu 28,5% das máquinas instaladas, enquanto a participação do 21H1  caiu para 26,5%.

O motivo é simples: Microsoft não está ávida para vender o Win11 como ótimo, lindo e maravilhoso para qualquer máquina. As máquinas mais antigas estão redondinhas com o 10, muitas com o 7 ainda, principalmente em empresas. Ela não vai cometer o mesmo erro com o Win11 que cometeu com o Vista, que até hoje é mau visto (dsclp).

Eu não vejo esse cenário mudar em pouco tempo, a não ser que com algum SP (service pack) adicionem alguma diferença que faça a diferença (dsclp de novo).


Fonte: Tecnoblog que foi na onda do XDA Developers que escreveu mediante um gráfico do AdDuplex

5 comentários sobre “De Windows 11 a Vista

  1. Tb uso desde o 3.11 e a partir do 7 sempre atualizei o sistema no dia do lançamento (se eu me arrependi são outros 500…) mas com o 11, apesar de minha máquina ser compatível, não o farei pois realmente não vejo vantagem, aliás, vejo desvantagens, pois muitos dos recursos que uso diariamente foram capados da nova versão e o que me interessa muito, mesmo que eu tenha que comprar o nvme específico, ainda não está disponível que é o quick resume disponível nos XBOX sereis que funciona maravilhosamente bem.

    Curtir

  2. Eu tenho umas péssimas experiências com o Windows 10, ele só foi ficar realmente bom depois de uns 3 anos de lançado, o 11 parece pior, já presenciei uns bugs em praticamente todas as atualizações, estou por um fio de voltar para o 10 só pela dor de cabeça de ter que resolver os problemas (restauração do sistema, etc).
    Até o momento está bugado demais, os ícones parece da versão do Windows xp (sério que foi proposital isso?)
    O 11 até o momento só não perde por incompetência para o ME, esse era inicializar e já vir com telas de erro de tudo quanto é coisa do nada… além da BSOD.

    Curtir

  3. Gabriel S.

    Acredito que só vou pro 11 quando trocar de computador mesmo, tá tudo beleza com meu Win10, as atualizações de segurança ainda estão ocorrendo, então para que arriscar meu conforto.

    Curtir

  4. Elise

    Meu Vista era um que não me deixava abrir mais de três programas ao mesmo tempo, mas eu sempre dava um jeito. Nunca entendi isso. No mais, nunca me deixou na mão e não comprei a ideia de que era um SO ruim. O 10 é ok, tô acostumada já com ele. O 11 eu usei pouco no meu all-in-one mas como aparentemente ele quebrou DE NOVO (o PC, não o OS) não sei dizer se é bom ou não.

    Curtir

    1. Koldobika

      Provavelmente era o Starter, aquela versão baratinha do Windows Vista. E eu acho que foi por causa do Vista Starter que o pessoal ficou com a impressão de o Vista ser um lixo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s