O dia hoje tá animado! De manhã eu falei sobre Musk colocando a Tesla na mesa e querendo comprar todo o Twitter. Eu não sei o que ele pretendia ou ainda pretende, mas o arco-reflexo pode nos dar uma pista: começou a sair da toca um monte de gente e isso pode ser elucidativo.
A primeira coisa foi o pessoal do Twitter coçar o queixo na base “hummm, maybe?” e outra foi o príncipe Al Waleed bin Talal pular que nem pipoca. Talal é presidente da Kingdom Holding Company (KHC), uma das holdings de investimentos diversificados. Talal postou no Twitter dizendo:
Não acredito que a oferta proposta por Elon Musk chegue perto do valor intrínseco do Twitter, dadas as suas perspectivas de crescimento. Sendo um dos maiores e de longo prazo acionistas do Twitter, a KHC e eu rejeitamos essa oferta.
Musk matou no peito, ajeitou na coxa e mandou pra dentro:
Interessante. Só duas perguntas, se me permite.
Quanto do Twitter a Kingdom possui, direta e indiretamente?
Quais são as opiniões da Kingdom sobre a liberdade de expressão jornalística?
O Engadget trouxe artigo em que Musk afirmara que
O Twitter se tornou uma espécie de praça da cidade de fato (…) É realmente importante que as pessoas tenham a realidade e a percepção de que podem falar livremente dentro dos limites da lei.
Eu sei, você vai dizer logo que só neo-nazista tem este papo, mas é a pura verdade dizer que o Twitter lima postagens com palavras-chave, pouco importando o contexto. Se tem postagem de traficantes e bandidos em geral, você pode denunciar até amanhã, que não acontece nada, mas se você disser que índios caçam araras, você perde a conta., Nenhuma explicação. Não é força de expressão. Isso aconteceu comigo!
Convenhamos, emirados árabes e liberdade de expressão são duas coisas excludentes. Não acreditem em mim. Pergunte aos mortos do Charles Hebdo.
O Conselho de acionistas do Twitter ainda não deliberou a respeito. O conselho iria realizar uma reunião com os funcionários para discutir a situação hoje, mas ao que parece a oferta do Musk não será aceita. Eu imaginei que não seria. Conhecendo ele, ele tinha algo bem diferente em mente. Mostrar quem realmente está por detrás do Twitter? Talvez, já que a rede não sai do prejuízo.
Em 2020, o Twitter teve prejuízo de 1,13 bilhão de dólares. No terceiro trimestre de 2021, o prejuízo foi de 536,7 milhões de dólares. No último trimestre de 2021, o Twitter registrou um lucro líquido de 181,6 milhões de dólares. É muita tomada na cabeça, e vemos quem está segurando a piaba. Com a proposta do Musk, vemos o que anda escondido estar a descoberto.
Foi essa a intenção dele? Eu apostaria que sim. Ele tem um modo peculiar de fazer as coisas, e pelo visto, ele tem intenções maiores do que expor esse pessoal, embora isso faça parte do plano.
Eu falei que ia me divertir, não falei?