À meia-noite a Alexa levará a sua alma

Saudades de parentes, amigos, familiares e pets que se foram para o pós-vida (seja lá qual for seu entendimento disso) é normal. É honrar aqueles que nos foram muito queridos. Mas tudo tem um limite, e o limite é o bom senso e um mínimo de noção. Usar a Alexa para saber a previsão do tempo ou chamar a “Alexa” (o dispositivo é Echo, a Alexa é a IA, mas vou chamar de Alexa, mesmo) de outra pessoa em seus contatos, podendo dar uma checada como está a casa etc. é maravilhoso, mas agora estão com uma ideia… bizarra. Alexa imitar a voz de parentes já mortos não é nem um pouco uma boa ideia.

O re:MARS é o evento global de IA da Amazon para aprendizado de máquina, automação, robótica e espaço (Machine learning, Automation, Robotics, Space). No último evento, a Amazon revelou um recurso experimental da Alexa que é de extremo mau-gosto e muito provavelmente alguém do Departamento Peraí, Cara estava de licença e não viu o memorando com a questionável ideia que permite a Alexa imita as vozes dos parentes mortos dos usuários.

Pode parecer lindo como no exemplo citado: uma criancinha pedir para ler uma história e entrar a voz da avó, já morta, mas pensem no que isso significa. Você precisa ter o seu tempo para o luto, e isso implica em aceitar certas coisas da vida, como saber que não vai mais ouvir a voz de alguém. Nisso, você ouve e as memórias voltam e a CERTEZA que você não está com aquela pessoa, e não é uma foto ou uma gravação, é algo mimetizando seu ente querido. Crueldade? Para mim, sim.

A Amazon não deu maiores detalhes sobre o recurso, nem mesmo se será tornado público, mas afirmou que seus sistemas de IA podem aprender a imitar a voz de alguém a apenas um minuto de áudio gravado. O pessoal histérico das fake news já deve estar em ebulição, mas eu vejo algo errado por outros motivos, os que eu falei acima, não porque isso pode servir para enganar algum político idiota com um deepfake tosco.

A tecnologia é linda e maravilhosa, mas de vez em quanto o Departamento Peraí, Cara precisa ser acionado.


Fonte: The Verge

Um comentário sobre “À meia-noite a Alexa levará a sua alma

  1. Elise

    Eu concordo. Meu avô morreu há três anos e olhar pras fotos é bom, elas capturaram um momento no tempo e no espaço do qual posso me lembrar e ter saudade, mas uma saudade boa. Ouvir a voz do meu avô, por outro lado, seria basicamente insuportável justamente porque ele não está mais aqui pra conversar comigo. Ouvir a voz só por ouvir não faz bem nenhum.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s