Ferramentas de capturas de tela gratuitas e sem marca d’água

Há muito, muito tempo, tinha uma coisa chamada Pandemia, mas já passou e ninguém se lembra mais dela. Com ela, muitas empresas e escolas tiveram que se valer de apresentações e aulas online. Agora, como já faz algumas dezenas de meses, as pessoas esqueceram, dado o grande tempo, mas alguns ainda estão trabalhando online ou preparando material para aulas. Uma das coisas mais úteis é poder gravar a tela e registrar o que está acontecendo enquanto explica, nem que seja pro seu canal de YouTube ou gravar instruções para como se baixa um programa ou configura o sistema operacional. darei algumas sugestões e, sempre que possível, darei sugestões para se usar a ferramenta online ou programas portable. Simbora!

  • XBOX Game Bar

Não, você não precisa comprar um XBOX. O próprio Windows 10 já vem com o recurso. Para tanto, basta teclar <Windows Key>+G. Vai abrir o Game Bar e você poderá mexer nas configurações e mandar gravar. Pare a hora que quiser e edite no seu editor favorito. É meio limitado, pois ele foi pensado em gravar tela de jogo, não tendo outras funcionalidades, como marcar o cursor do mouse ou ter uma janelinha com você falando para dar uma familiarizada no seu vídeo, mas isso, claro, vai depender do que você quer. Se for só para capturar tela, ok. Se for para usar com programas como Excel, vai te deixar na mão).

Para editar o vídeo, tem muitos editores e eu já sugeri alguns. O que eu não sugeri foi o…


O Canva me lembra o antigo Print Artist. Se você é micreiro das antigas (tão das antigas que sabe o que é “micreiro”), lembra dos CD do PrintArtist que vinha com um monte de revistas. Era um programa que fazia de tudo em termos de “design gráfico”. Claro, não era profissa, mas quebrava o galho na hora de fazer alguma arte numa folha A4 ou fazia aqueles banners usando formulário contínuo. O Canva também faz muita coisa. Não é profissa, mas se você não for profissional, que importa? Dá para fazer vídeos, animações, desenhos animados, GIFs, banners etc. Pode baixar o programa para Windows/Mac/iOS/Android. Tem para gravar telas, também, e você poderá editar o vídeo no próprio Canva, Não acho uma boa interface, mas é digrátis.


Se você está gravando a tela que quer que apareça seu rosto numa janelinha para dar aquela atenção para a audiência, principalmente se for algum tutorial ou aula online, o Loom vai te atender perfeitamente. Se for algo esporádico ou uso único, é excelente. Se não for, lamento, pois ele só permite vídeo de 5 minutos e até 25 vídeos por pessoa no plano gratuito. De repente, você gosta e compra a licença. Se não é o seu caso, que é um duro, sem grana ou tem chefe mão de vaca, a saída é algo gratuito e eu sugiro algo como o…


Atende pro simples, e funciona. Como viu, é portable. Baixa e roda. Simples. Sem firula. Ótimo pro que se propõe.


No site, tem a versão Express (gratuito) e Pro (gratuito por um tempo de teste). O Express permite capturar tela, capturar sons, gravar webcam, cortar trechos e sem as malditas marcas d’água (aliás, nenhum dos que eu estou mostrando aqui tem marca d’água).


O ApowerREC é um capturador de tela online que não faz feio. Você pode escolher a área que quer capturar e se quiser uma janelinha captando sua webcam, ele também faz. Totalmente gratuito como as melhores coisas da vida. Não é o absolutamente melhor, mas com certeza vai te atender, sem precisar instalar nada. Claro, se você ainda usa modem de 56K, talvez fique complicado, mas aí é contigo. porque, se quiser um programa instalado e ótimo, eu sugiro o melhor deles, o…


O mais famoso e poderoso de todos. Já começa que nem precisa instalar, bastando rodar a versão portable. O melhor de todos, usado não só por pessoas normais como youtubeiros também. Um pouquinho chato de configurar e deve-se prestar atenção nas configurações, mas depois que se pega a manha (e nem é tão difícil assim, só chato), você terá a melhor ferramenta de todas.

Boas aulas!

4 comentários sobre “Ferramentas de capturas de tela gratuitas e sem marca d’água

  1. Elise

    Eu amo software portable.
    Isto posto, tentei editar uma apresentação no Canva, e se vc só precisa passar slide, é excelente; se quiser anotar, não é muito bom. Pra isso acho que vou testar o OBS Studio. 😀

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s