Há um grande mito na indústria de computação pessoal: Apple é maravilhosa no design. Não é. Nunca foi. Design é muito mais que algo colorido e bonitinho para aparecer em revistas. Tudo fica ótimo nas fotos. Dá até para mostrar como os novíssimos iMacs (de 2014) eram finíssimos, humilhando a concorrência.
Beleza. Mas é uma questão apenas de marketing e um excelente fotógrafo. De lado mesmo, não era lá o que chamamos de “fino”.
Sim, todo mundo foi enganado e quem foi na Keynote e viu de perto, começou a botar a boca no trombone, mostrando duas coisas: Apple é mentirosa e engana um monte de otários. 2) O departamento de Marketing é ótimo, a Engenharia deveria ter profissionais tão bons quanto o Marketing, mas acho que acabou a verba.
Porque, claro, é tudo uma questão de marketing, não de qualidade. Que o diga o iPhone 4 (lançado em 2010) que tinha uma CAGADA no projeto, a ponto de bastando segurar o aparelho ele ficar sem sinal nenhum. As antenas da rede celular e de wi-fi ficavam uma do lado da outra. ao segurar, fechava curto e você tinha um caríssimo tijolo que nem pra servir de tijolo servia.
Jobs falou que a culpa era das pessoas que estavam segurando errado. O gado mugiu e disse “isso mesmo”, o que prova que gado é gado. Só muda quem toca o berrante.
O design da Apple é um lixo e eu dou 3 exemplos clássicos, e não irei nem comentar. As imagens falam por si mesmas.
Ive, o mestre do design parece o Oscar Niemeyer que faz esculturas magníficas, com usabilidade merda. Aposto que ele tem um PC Windows, porque não é possível. Até o software é vagabundo (aliás, principalmente o software), mas deixarei isso para comentar outro dia. O que eu quero comentar mesmo é o quanto a Apple teve as piores opiniões possíveis, para depois arriar as calças e admitir que a concorrência estava certa, mesmo que não faça isso verbalmente.
Vejamos: Steve Jobs disse “No one going to buy a big phone” (ninguém irá comprar um celular grande”, em tradução livre. Em 2014, Apple lançou seu iPhone 6 grandão, a ponto da Samsung debochar.
Ao tentar implantar celulares menores e mais baratos, deu com os burros n’água. A venda foi pífia, e os motivos são vários. Primeiro, porque Jobs tinha em mente que o iPhone fosse apenas um celular, sem apps, já que tinha o iPod Touch. A pressão fez ele ceder. Problema que mais e mais idosos usam celulares, e idosos acabam tendo visão mais prejudicada. Não apenas isso, diferentes apps precisam de telas maiores.
Mas o ponto principal é o motivo que leva as pessoas a comprarem iPhones. ÓBVIO que vão alegar qualidade, mas não é. Simplesmente, querem tirar onda de ricas. Ademais, a diferença de preço nunca é muita, logo, para que pegar o mais barato se você pode tirar onda de mais rico pagando pouco a mais?
A questão dos celulares grandes já tinha sido percebida pela Samsung, que também descobriu a tendência das pessoas preferirem tablets menores, o que foi alvo dos comentários sarcásticos do Jobs, falando que nenhum tablet seria confortável com menos de 9 polegadas; mas a Sammy provou mais uma vez que estava certa e ainda debochou quando a Apple arriou as calças mais uma vez e lançou o iPad mini. Não satisfeita, Sammy…
E não foi só isso. Jobs foi contra a styllus pen. Apple lança a Styllus pen
Dezáine!
Apple era contra área de notificação, implantou área de notificação. Desdenhou instalar apps via browser, desdenhou instalar o iTunes em máquinas Windows, desdenhou de várias coisas que Apple acabou pedindo arrego.
Só aguardando quando ela “inovar” e retirar aquele notch dos infernos, porque Apple tem retorno certo graças ao seu investimento mais precioso: no marketing, porque se outra empresa lança produtos como o seu, com a política que tem, iria falir em menos de um ano. Porque, no final, Apple tem produtos bons e originais.
O que é bom não é original. O que é original não é bom.
Um texto como essa jamais apareceria naquele site de bajuladores da Apple chamado MeioBit.
Cada vez vejo que uma das melhores coisas que eu fiz nos últimos meses foi selecionar o MeioBit na lista dos meus RSS e apertar o Delete.
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Pelo menos a MacMagazine e a 9to5 Mac não fingem que são isentas já começando pelo nome
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